O passado Domingo, 17 de julho, marca a estreia de uma nova modalidade desportiva na Madeira, que combina a Orientação e a corrida de resistência em ambiente natural, sendo a sua designação internacional Rogaining. A iniciativa do Clube Aventura da Madeira esteve enquadrada no âmbito das atividades de promoção da modalidade da Federação Portuguesa de Orientação, que este ano promove pela primeira vez em Portugal, um quadro competitivo de Rogaining.
O evento denominado “I Madeira Rogaining Race” contou com 25 equipas constituídas entre os 2 e os 4 elementos, num total de 54 participantes, constituindo um excelente começo da modalidade na RAM.
A organização montou a prova numa área com 10 km2 maioritariamente no Parque Ecológico do Funchal, mas abrangendo ainda uma área das serras do Poiso e Montado do Pereiro, tendo a organização distribuído 44 postos de controlo por toda a área, cada um com uma pontuação em função da distância e dificuldade de acesso no terreno, totalizando 330 pontos como máximo possível.
As equipas concentraram-se pelas 9h00 no Chão da Lagoa, junto à Casa do Burro, local de Partida e Chegada e também de abastecimento durante a prova, receberam o mapa 15 minutos antes da Partida, para definirem uma estratégia que as levasse a somar a maior pontuação possível, em função dos postos de controlo a visitar. Nesta fase antes da Partida foi necessário avaliar a dificuldade de acesso a cada ponto e o tempo necessário para os controlar e regressar à Meta dentro do tempo limite, que no caso da prova principal do I Madeira Rogaining Race situava-se nas 3horas, com 30 minutos extra em que as equipas penalizam 1 ponto por cada minuto que excedam o tempo limite.
Xavier Viera e Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira Rogainers) venceram a Elite masculina, foram a melhor equipa na classificação global, com 212 pontos obtidos a partir de 27 postos de controlo bem realizados. No segundo lugar, e somente com menos um posto de controlo, classificou-se a equipa Emanuel Barreto/Ramiro Alves (Ludens/Allsport) que obteve 200 pontos, tendo na terceira posição a equipa formada por João Gomes e Orlando Silva (Madeira Rogaining Team), com 192 pontos, em 24 postos de controlo. Na competição Elite Mista, Sidónio Freitas e Carina Rodrigues (Oritrail Team) venceram com 174 pontos, 23 postos de controlo, seguidos de Renato Nóbrega e Susana Nóbrega (Ludens Clube de Machico) com 154 pontos, e na terceira posição a equipa Domingos Nóia / Paula Rodrigues (Ludens Clube B). Na elite feminina a única equipa em prova formada por Ana Gouveia e Catalina Figueira (CAMadeira – Osso Book) somou 108 pontos.
Nos escalões por idade, Ana Abreu e Emanuel Abreu (Clube PT/MEO) foram primeiros no escalão MX40 com 137 pontos e António Amador e Bruno Castanha (Os Velhos do CMoF) concluíram no escalão M55 com 98 pontos.
Nos dois escalões abertos de promoção, que podem juntar participantes de todas as idades e género, no Open 3 horas, venceu a dupla Igor Branco e Paulo Branco (Os Branquinhos) e no Open 2 horas Luís Gomes e Eduardo Marques (UMa /Clube PT).