O Parque Ecológico do Funchal recebeu um exigente desafio de Orientação em estratégia na tarde de sábado, 28 de outubro, numa organização do Clube Aventura da Madeira pontuável para o ranking da Taça da Madeira de Rogaining 2023, no âmbito das atividades da Federação Portuguesa de Orientação e da Associação de Orientação da R.A.M.
A prova principal, com o tempo limite de 1h20, foi definida numa área de 4,7km2 , entre o Poço da Neve e a Ribeira das Cales, com 30 postos de controlo, o que proporcionou múltiplas opções para controlar o maior números de pontos possível, levando a que algumas equipas, com más escolhas de itinerário, não conseguissem terminar dentro do tempo máximo para realizar a prova.
A prova de promoção teve uma hora de tempo limite e 27 postos de controlo possíveis, e desenvolveu-se em redor do Chão da Lagoa, local de partida e meta para todas as 51 equipas que participaram no evento, envolvendo 120 participantes.
Destaque para as equipas vencedoras nos escalões absolutos, nos masculinos, Vítor Barreiro/David Henriques/Jorge Góis (Clube Aventura da Madeira) que controlaram 17 postos de controlo, somando 112 pontos, nos femininos, Sofia Inácio/ Sílvia Inácio (Clube de Montanha do Funchal) visitaram 11 postos de controlo totalizando 75 pontos, e nas equipas mistas, António Ramos/Carina Rodrigues (ACD Jardim da Serra) com 15 postos de controlo que valeram 95 pontos.
Nos restantes escalões veteranos e percursos abertos os vencedores:
1.º Paulo Rodrigues / Sérgio Lopes / Vitorino Gouveia / Eduardo Gouveia – 100 pontos (Vet Masc)
1.º Ni Perdigão / Rubina Rocha – CMo Funchal – 52 pontos (Vet Fem)
1.º Isabel Neto / Luís Gomes – CMo Funchal – 51 pontos (Vet Mistos)
1.º Ana Abreu / Emanuel Abreu / Maria Pomaska – CP Telecom – 58 pontos (Super Vet Mistos)
1.º João Rodrigues / João Nóbrega – ADCamacha – 90 pontos – Aberto OScore 1h20
1.º Diogo Vrea / José Rodrigues / Juliano Silva – ARCAjuda – 66 pontos – Aberto OScore 1h00
Na prova de 1h, a equipa Diogo Vrea / José Rodrigues / Juliano Silva (ARCA Ajuda) foi a que obteve mais pontuação, terminado a prova com 66 pontos, após 13 postos de controlo visitados.
A contou com os seguintes apoios:
Federação Portuguesa de Orientação
Associação de Orientação da R.A.M.
Direção Regional de Desporto
Câmara Municipal do Funchal
Parque Ecológico do Funchal
Associação da Madeira de Desporto para Todos
Água – Atlântida
Banana da Madeira